Entrar
Bem-vindo!Faça na sua conta
Assine
Recuperação de senha
Recupere sua senha

Apagão na Europa: Portugal e Espanha ficam sem energia e outros países reportam falhas elétricas 3s1k13

Empresas elétricas ativam planos para restabelecer o fornecimento de energia nas regiões dos países afetados 284tv

Na manhã desta segunda-feira, 28, um apagão afeta diversos países da Europa, incluindo Portugal, Espanha, Finlândia e França. Moradores das regiões atingidas relataram a falha nas redes sociais, e operadoras de energia estão em busca de soluções para o problema.

Para a CNN, a Ren, operadora de energia elétrica de Portugal, negou ter afirmado que um fenômeno atmosférico raro foi a causa do apagão. Mais cedo, por volta das 11h10 (horário de Brasília), a agência de notícias Reuters publicou uma reportagem informando que a operadora havia atribuído a interrupção no fornecimento de energia a um fenômeno raro.

Horas depois, no entanto, a operadora portuguesa esclareceu à própria Reuters que não havia feito tal declaração. Em comunicado enviado à CNN Portugal, “a REN desmente categoricamente a informação de fonte anónima colocada a circular em nome da empresa, em que se estima que a normalização do abastecimento de energia ao país possa demorar uma semana”.

Na nota inicialmente divulgada, a Reuters citava a Ren dizendo que “as interrupções no fornecimento de energia elétrica em Portugal resultaram de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro”. Após o desmentido, a agência retirou o conteúdo do ar, embora seus alertas sobre o tema ainda possam ser encontrados no sistema da empresa.

“A REN reafirma que está já a proceder às operações tendentes à reenergização do sistema elétrico nacional, de cujo andamento irá dando conhecimento publico, através dos seus canais oficiais. Todas as informações prevenientes de outras fontes devem ser desconsideradas”, afirmou a operadora portuguesa.

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que, até o momento, não é possível determinar a causa do apagão.

Espanha 4m2i3i

A Red Elétrica, operadora de eletricidade espanhola, informou que ativou planos de restauração do fornecimento. A empresa anunciou progressos no restabelecimento da energia nas regiões norte, sul e oeste da península Ibérica. Os residentes nestas regiões começaram a receber os serviços elétricos.

O objetivo é garantir que as instalações principais de geração de energia sejam restabelecidas primeiro. Assim, todos os recursos foram encaminhados para resolver a situação.

Embora a energia elétrica tenha sido restabelecida em algumas partes da Espanha, a empresa estima um atraso na estabilização. Visto a dificuldade e necessidade de ajustes nos fluxos de energia elétrica. “estima-se que a normalização completa da rede poderá levar até uma semana”, informaa companhia.

“Nunca aconteceu nada parecido; é um incidente absolutamente excepcional”, diz Red Eléctrica em comunicado.

Além disso, a Renfe, operadora ferroviária, também relatou quedas de energia, o que resultou na paralisação de trens e no cancelamento de viagens. O blecaute afetou diversas cidades, incluindo Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz.

Apagão na Europa
Arquivo/Freepik

Estações de rádio espanholas informaram que o metrô de Madri foi esvaziado. Além disso, a falta de funcionamento dos semáforos causou engarrafamentos no centro da cidade, conforme relatado pela emissora Cader Ser.

No setor esportivo, a partida do Madrid Open, torneio de tênis, entre os tenistas Dimitrov e Fearnely, teve que ser suspensa devido à falha no funcionamento de uma das câmeras do evento.

Portugal 1z1t4e

Em Portugal, a E-Redes, empresa elétrica no país, confirmou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia. Em comunicado, a empresa destacou que o problema é de proporções europeias. “Este é um problema europeu mais amplo”, afirmou a E-Redes.

O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, diz que a expectativa é no restabelecimento no país dentro das “próximas horas”. O ministro acrescenta não haver evidências da falha ter sido causada por um ataque cibernético.

“No momento, não há nada que nos permita dizer que houve qualquer tipo de sabotagem ou ataque cibernético”, explica a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Teresa Ribera. Ela acrescenta sobre o incidente ser “um dos mais graves registrados na Europa em muito tempo”.

Freepik/Divulgação

A polícia de Portugal alertou sobre a possibilidade de falhas em semáforos e postes de iluminação pública. Em suas instruções, recomendou que a população reduzisse a velocidade nas vias e evitasse sair de casa, priorizando a segurança no trânsito. “Sua calma salva-vidas”, afirmou o comunicado realizado pelos oficiais portugueses.

Em Lisboa e Porto, o metrô foi fechado e a circulação de trens interrompida devido ao apagão.

Apagão na Europa e os impactos na Península Ibérica 5v1e5x

O problema também se estende pela Península Ibérica, afetando linhas telefônicas e semáforos. Nos aeroportos, os processos de embarque e check-in estão sendo feitos manualmente. As autoridades locais recomendam que as pessoas evitem circular pelas ruas até que a situação se normalize. Ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia.

Freepik/Divulgação

Atualização às 17h de 28/04: a matéria foi atualizada com mais informações.


Veja agora mesmo! h1n30

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0')) { var desktop_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-desktop-topo-copy').html('
' + desktop_topo + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0')) { var footer1 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-1').html('
' + footer1 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0')) { var footer2 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-2').html('
' + footer2 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0')) { var sidebar = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-main-sidebar-copy').html('
' + sidebar + '
'); } /* mobile copiar anuncios */ if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0')) { let mobileAd = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-horizontal-inferior-titulo-mobile-copy').html('
' + mobileAd + '
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0')) { var mobile_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-mobile-topo-2-copy').html('
' + mobile_topo + '
'); } window.onscroll = function() { if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0')) { var footer_mobile = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-mobile-copy').html('
' + footer_mobile + '
'); } }