Atletas de karatê de Blumenau conquistam sete medalhas no USA Open de Las Vegas 1e14i
Equipe blumenauense teve 100% de aproveitamento 1m530
A Associação Blumenau de Karatê (ABK) manteve a tradição de subir ao pódio no tradicional torneio USA Open & Junior International Cup, realizado em Las Vegas (EUA), e conquistou sete medalhas.
Eduardo de Oliveira, Henrique Soethe, Lorenzo Rossi, Maria Eduarda e Pedro Tavares foram os medalhistas na competição. Ao todo, foram sete medalhas: uma de ouro, uma de prata e cinco de bronze. O torneio ocorreu entre a última sexta-feira, 18, e domingo, 20, no Paris Hotel e Casino.
Para Vanderlei de Oliveira, técnico da ABK/SME Blumenau e coordenador de Seleções da Federação Catarinense de Karatê (FCK), o desempenho dos cinco atletas pode ser considerado o melhor da história da equipe no Open de Las Vegas.
“O torneio é extremamente competitivo, contando com atletas da seleção norte-americana, além de representantes de países como Canadá, México, Cazaquistão, Uruguai e Panamá, por exemplo”, comenta o treinador. Ele afirma que foi gratificante ver os resultados tanto dos mais novos da equipe, como Maria Eduarda e Lorenzo, quanto dos mais experientes, como Eduardo, Henrique e Pedro.
Maike de Oliveira, que fez sua estreia como técnica em uma competição internacional, compartilha da mesma opinião. “Ter 100% de aproveitamento em um torneio no exterior é muito gratificante. Mostra que estamos no caminho certo com o trabalho que estamos realizando. Para os atletas, com certeza foi uma experiência importante para futuros campeonatos internacionais”, destaca Maike.
Segundo o treinador, os resultados obtidos refletem o comprometimento de todo o grupo durante os treinos. “O segredo é treino, repetição e consistência. Vamos continuar com o trabalho, sempre em busca da perfeição”, enfatiza Vanderlei. “O Open de Las Vegas faz parte do processo da ABK de buscar novos desafios e retomar a participação em competições internacionais, iniciado em dezembro de 2024, com a ida do Eduardo à Youth League, em Veneza, na Itália, quando ele chegou até a terceira rodada da competição. A intenção é participar, ainda neste ano, de pelo menos mais dois torneios internacionais”, antecipa o treinador.
Para os cinco atletas, o Open de Las Vegas representa uma nova fase em suas carreiras como karatecas. Eduardo de Oliveira, Lorenzo Rossi e Maria Eduarda, por exemplo, conquistaram suas primeiras medalhas em um torneio internacional.
“A história da Maria Eduarda e do Lorenzo, por exemplo, é de persistência, já que ambos demoraram a conquistar medalhas em competições. Foi feito um trabalho para que acreditassem no seu potencial. E o Eduardo, que compete na categoria até 55 quilos, disputou a categoria Open, com 43 inscritos, muitos deles com até 80 quilos — e mesmo assim, ele mostrou personalidade”, analisa Maike.
Leia também:
1. Motorista embriagado é preso após fazer manobras durante a madrugada em Blumenau
2. “Como uma única gata eliminou uma espécie inteira do planeta Terra”
3. Vaticano revela causa da morte do Papa Francisco; saiba qual foi
4. Blumenau perde de goleada na estreia da Liga Nacional de Futsal
5. Quem são os cardeais catarinenses que poderão participar do conclave para escolha de um novo Papa
Veja agora mesmo! h1n30
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: