Bombeiros finalizam laudo sobre incêndio na rua XV de Novembro, em Blumenau; confira t2p5r
Chamas destruíram oito lojas 4fb5f
O laudo pericial do Corpo de Bombeiros Militar concluiu que o incêndio que atingiu um complexo de lojas anexo à Igreja Matriz, na rua XV de Novembro, em Blumenau, no dia 23 de janeiro, teve origem acidental. As chamas destruíram oito lojas, incluindo a sede da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo.
Segundo a investigação, as chamas começaram devido a um fenômeno termoelétrico na fiação elétrica localizada no ‘entrepiso’ de uma das salas comerciais. Esse segmento conectava a condensadora e a evaporadora de um ar-condicionado.
No dia 1º de fevereiro, o 1º Tenente BM Darlan Margotti Modolon concedeu uma entrevista em frente ao local e afirmou que o incêndio iniciou na parte elétrica onde está localizada a loja Malhas Crispim.
Apesar da grande proporção do incêndio, não houve vítimas, apenas danos materiais. A edificação atingida possuía seguro contra incêndio, o que facilitará o processo de recuperação do local, segundo os bombeiros.
O trabalho de combate ao fogo contou com 39 bombeiros militares, comunitários e voluntários das guarnições de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial. Foram utilizadas 14 viaturas do Corpo de Bombeiros, além do apoio de quatro caminhões-pipa do Samae e um da empresa Schroeder & Schmidt, de Indaial. No total, cerca de 250 mil litros de água foram empregados na operação.
De acordo com os bombeiros, foi possível preservar 40,39% do patrimônio, o equivalente a cerca de R$ 4 milhões em bens salvados.
Relembre o incêndio 726g1y
Por volta das 16h do dia 23, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender o incêndio na rua XV de Novembro.
A equipe dos bombeiros atuou no combate às chamas e rescaldo durante sete horas. De acordo com o relatório, os bombeiros conseguiram confinar o fogo num espaço de aproximadamente 50 metros de largura, evitando que as chamas se alastrassem pelos demais imóveis vizinhos.
O trabalho coordenado chegou a ter oito linhas de ataque simultâneas em determinado momento da operação, tanto pela rua XV de Novembro quanto pelo pátio da Igreja Matriz.
Durante o combate, as equipes encontraram várias dificuldades para controlar o fogo, em especial a alta carga de incêndio do local, em razão da grande quantidade de roupas estocadas. Além disso, em razão da fragilidade da estrutura histórica, havia um claro risco de colapso estrutural, o que impediu a ação dos bombeiros no interior da edificação. Por isso todas as ações foram efetuadas pelo lado de fora do imóvel.
Veja a galeria de fotos do incêndio na rua XV de Novembro 4f1y39
Leia também:
1. GALERIA – Fortes chuvas causam transtornos e diversos pontos de alagamento em Blumenau
2. Identificado motociclista que morreu na BR-470, no bairro Salto do Norte, em Blumenau
3. VÍDEO – Chuva invade cooperativa em Blumenau e dezenas de funcionários trabalham para retirada
4. Homem engole pedras de crack para despistar PM em Blumenau, mas é flagrado regurgitando drogas para vender a usuário
5. DNIT alerta para interdição total da BR-470, em Blumenau, nesta quarta-feira
Veja agora mesmo! h1n30
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes: