Buscando incentivar a população, Câmara de Blumenau lança campanha de doação de sangue 5a3730
Legislativo quer fazer mutirão entre vereadores e servidores para aumentar as doações 4e6t10
Com o objetivo de incentivar a população, a Câmara de Vereadores de Blumenau lançou uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemosc nesta segunda-feira, 5. O projeto acontecerá durante todo o mês de maio.
A intenção é ampliar o estoque de sangue do Hemosc de Blumenau, que abastece os hospitais do município e da região. De acordo com o diretor técnico do Hemosc, Dr. Guilherme Genovez, durante a pandemia, as cirurgias eletivas foram adiadas, o que causou uma grande demanda postergada. Com isso, o governo do estado decidiu lançar um mutirão de cirurgias. O médico comenta que as cirurgias usam bolsas de sangue e que a alta demanda não é compatível com a oferta, que no momento está baixa.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ailton de Souza, o Ito (PL), comenta que recentemente uma conhecida da família precisou de doação de sangue. Após acompanhar a situação, ele visitou as instalações do Hemosc em Blumenau. Diante disso, o Legislativo decidiu lançar a campanha.
Importância da doação de sangue g531d
Entre as iniciativas da Câmara está a ampla divulgação da campanha, com mutirões de doação envolvendo servidores, comissionados e estagiários do Legislativo, assim como vereadores. A ação também pretende incentivar os familiares dos servidores e a comunidade em geral para que façam a doação de sangue.
De acordo com diretor técnico do Hemosc, o sangue coletado em Blumenau é distribuído em toda a região. Ele cita que em 2023 o consumo de sangue cresceu 3% e, após os mutirões de cirurgias, aumentou para 9%. “Tivemos um desbalanço entre a oferta de sangue e a procura. Estamos fazendo essa campanha tentando aumentar a doação, pois o sangue não pode ser comprado, não tem de onde tirar a não ser da doação graciosa das pessoas”, cita.
Guilherme enfatiza que é preciso incentivar o número de primeiros doadores, pois alguns têm medo de agulha ou acabam acreditando em mitos que não são verdade.
Também estiveram presentes no evento os vereadores Flavinho (PL) e Bruno Win (Novo). Flavinho, que é doador de sangue, diz que se sentiu motivado a doar para ajudar o próximo. “Não tem como saber para quem vai, mas isso não importa, pois será usado para dar uma nova chance à pessoa que o recebe”, avalia.
Ito ainda reforçou que essa não se trata de uma campanha de partido político, mas que busca salvar vidas. “Quem tem condições de doar, doe, pois é importante. Não sabemos o dia de amanhã”, destaca o presidente da Câmara.
Como doar sangue em Blumenau 4n556l
Em Blumenau, o Hemocentro Regional está localizado na rua Theodoro Holtrup, 40, no bairro Vila Nova. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e aos sábados das 8h às 11h.
Os doadores devem ter entre 18 e 69 anos, estarem saudáveis e pesar mais de 50 quilos. No dia anterior à doação, a pessoa deve dormir bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas 12h antes da doação, assim como evitar o jejum e fazer refeições leves nas 3h que antecedem a doação.
Leia também:
1. Mulher é encontrada morta no Água Verde, em Blumenau
2. Homem é preso por tentativa de homicídio contra companheiro no bairro Garcia, em Blumenau
3. Blumenau é destaque entre as cidades mais mencionadas nas redes sociais em 2025
4. Após ser baleado na cabeça, homem vai a pé até quartel dos bombeiros de Gaspar para pedir ajuda
5. Após quase um ano, Blumenau volta a vencer na Liga de Basquete Feminino
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: