Já faz alguns anos que as moedas digitais deixaram de ser um conceito a especialistas e entusiastas para se tornarem algo presente no cotidiano de empresas e consumidores. Diariamente, milhões de pessoas utilizam Bitcoin, Ethereum e stablecoins para realizar transações. Por isso, as criptos já se tornaram uma alternativa altamente eficaz para negociações nos mais diversos setores. 4l6639
Em Blumenau, cidade com forte vocação tecnológica, o ambiente para o uso de criptomoedas é bastante favorável. De acordo com a plataforma BTC Map, mais de 100 estabelecimentos da cidade aceitam pagamentos com moedas digitais.
Além disso, há diversas empresas que focam no universo cripto, por meio de serviços ou desenvolvendo soluções para diferentes problemas. Assim, o tema “criptomoedas” é algo bastante popular na cidade e região, fazendo com que sua utilização não seja um tabu. Pelo contrário, é algo cada vez mais popular.
Diferenças entre as moedas digitais 4x2y3q
De todo modo, ainda há muita gente que não está familiarizada com as moedas digitais. A mais famosa delas, sem dúvidas, é o Bitcoin, criada em 2009 por Satoshi Nakamoto (pseudônimo).
Ela é descentralizada, ou seja, permite transações diretas entre pessoas sem a necessidade de bancos ou intermediários. Por sua valorização constante ao longo dos últimos anos, é considerada uma reserva de valor, muitas vezes comparada ao ouro.
Outra cripto bastante popular é a Ethereum, que permite a criação de contratos inteligentes e aplicações descentralizadas. Assim como o Bitcoin, ela não é lastreada em nenhum ativo. Mas isso não impede que as duas sejam bastante valorizadas.
O Bitcoin, por exemplo, tem um limite de 21 milhões de moedas. Portanto, ao contrário dos Bancos Centrais, que podem imprimir moedas livremente causando inflação, isso não acontece com o BTC. Além disso, tanto ela quanto a Ethreum e outras moedas digitais têm a seu favor a segurança da blockchain, o fato de serem descentralizadas e terem uma aceitação crescente.
Stablecoins m671c
Mas, além dessas moedas bastante populares, há as chamadas stablecoins, que são lastreadas em ativos reais. Exemplos disso são o USDT (Tether) e o USDC (USD Coin), que são atrelados ao valor do dólar.
Dessa forma, oferecem mais estabilidade – ou seja, são bem menos voláteis que as criptos tradicionais. E, dessa forma, têm sido cada vez mais utilizadas como meios de pagamento. Em cidades como Blumenau, por exemplo, essa opção vem sendo muito útil para empresas, principalmente startups que negociam com o mercado exterior.
Impacto das criptomoedas no mercado legal 2e3819
Com forte vocação empreendedora, Blumenau vê diversas startups sendo criadas quase diariamente. Dessa forma, o uso das criptomoedas pode ser uma vantagem operacional muito interessante. Afinal, é possível usar opções como a btcusdt, um par que representa a cotação do Bitcoin em relação ao Tether (stablecoin vinculada ao dólar).
Ou seja, é possível aceitar/realizar pagamentos em stablecoins, com uma conversão mais simples e taxas menores do que aquelas praticadas por bancos tradicionais. Isso, claro, traz uma grande praticidade para as empresas, fazendo-as economizar tempo e dinheiro, dois pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.
Além disso, a própria aceitação de moedas digitais por diversos estabelecimentos já facilita muito a vida dos consumidores, já que o pagamento é extremamente prático e desburocratizado.
Crescimento das moedas digitais 76568
Se o cenário atual já é muito interessante para quem utiliza moedas digitais, a previsão é de que isso só melhore ao longo dos próximos anos. Em um mundo hipertecnológico, essa forma de pagamento é cada vez mais atrativa e, por isso, diversas empresas vêm lançando suas próprias criptmoedas.
Os próprios Bancos Centrais, inclusive, estão seguindo por este caminho, o que mostra que as moedas digitais já não são mais um assunto de nicho. No Brasil, por exemplo, o Drex, futuro criptomoeda do país, já vem sendo bastante debatido.
Ao contrário de algumas criptomoedas, as CBDCs (moedas dos Bancos Centrais), por óbvio, não são descentralizadas. Seu objetivo, no entanto, é deixar as transações mais ágeis e, claro, rastreáveis.
Como se vê, as moedas digitais já estão presentes no dia a dia de muitas pessoas e vêm revolucionando o mercado local. Santa Catarina, aliás, é um dos estados em que as criptos contam com mais prestígio e aceitação.
Blumenau está em posição privilegiada 6d1s2n
Com uso crescente das criptomoedas, Blumenau, portanto, está em uma posição bastante privilegiada. Justamente por ser um polo tecnológico, a cidade está sempre em busca de soluções ágeis. E, nesse sentido, as moedas digitais são ideais para facilitar processos e desburocratizar pagamentos, principalmente internacionais.
Em Blumenau, como se sabe, há diversas multinacionais, além de empresas e startups que negociam com o mundo todo. Dessa forma, a facilidade de escapar do Swift e transacionar com parceiros de diversos países sem os custos de intermediários bancários é bastante tentadora.
Portanto, a ascensão das criptomoedas como meios de pagamento vem fazendo muito bem aos mercados locais. E Santa Catarina é, sem dúvidas, um dos estados que mais têm se beneficiado dessa nova realidade, que está cada vez mais presente no mundo dos negócios.