Entrar
Bem-vindo!Faça na sua conta
Assine
Recuperação de senha
Recupere sua senha

Lado Rosa no Reclame Aqui: loja de Gaspar com mais de 40 mil reclamações é suspeita de lesar clientes em todo o país 675j6

Quase 20 mil reclamações são dos últimos seis meses; Polícia Civil investiga e loja se pronuncia l3kz

A empresa Lado Rosa, de Gaspar, é investigada pela Polícia Civil por lesar milhares de clientes em todo o Brasil. No site Reclame Aqui, por exemplo, são mais de 40 mil reclamações. Além disso, em abril, o Procon de Santa Catarina abriu um processo istrativo contra a loja, e o Ministério Público (MP-SC) acompanha o cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a empresa.

A Lado Rosa é uma loja que vende artigos de decoração, como telas decorativas, almofadas e cobre-leitos, e conta com mais de 1,8 milhão de seguidores no Instagram. O grupo também possui outra loja, a Lado Fit, que comercializa roupas fitness para mulheres e tem 1,2 milhão de seguidores na rede social. Ou seja, juntas, as marcas somam cerca de 3 milhões de seguidores e formam uma potência na internet. A sede da empresa fica na Rodovia Jorge Lacerda, nº 2.670, no bairro Poço Grande, em Gaspar.

Como já mencionado, em abril, o Procon instaurou um processo istrativo de ofício contra a Lado Rosa “devido às inúmeras reclamações recebidas por consumidores catarinenses”. A empresa foi alvo de 31 reclamações ao longo de 2024, mas, em 2025, já acumula 43 denúncias. As principais queixas referem-se à não entrega dos produtos, demora na entrega, entrega de itens errados, além de oferta não cumprida, venda e publicidade enganosas e recusa no cancelamento da compra.

O processo istrativo está em tramitação e já foi expedida uma portaria sancionatória, que marca o fim da fase de averiguação e o início da etapa de sanção, que pode resultar em multa. A empresa ainda está dentro do prazo legal para apresentar sua defesa ao órgão.

Segundo um levantamento do Procon, entre os dias 31 de março e 4 de abril, o Zap Denúncias do órgão registrou recorde de reclamações, e a Lado Rosa foi a terceira empresa mais denunciada pelos consumidores, ficando atrás apenas da Yeesco, de Brusque, e da Celesc.

Ainda conforme o Procon, nos processos solucionados, a empresa acordou reembolsos ou entregas dos produtos, mas não apresentou justificativas para os frequentes atrasos nas entregas das mercadorias.

Denúncias contra a Lado Rosa 631a58

A reportagem de O Município Blumenau entrevistou clientes e levantou parte das denúncias feitas e divulgadas nas redes sociais contra a empresa gasparense. Confira abaixo:

Nas redes sociais, há diversos perfis que relatam experiências negativas com compras na Lado Rosa. No Facebook, existem grupos como “Não comprem na Lado Rosa loja online”, com mais de 6 mil membros, e “Lesados pela loja Lado Rosa”, que reúne cerca de 300 pessoas. Em uma publicação, um homem relata que comprou um cobre-leito e recebeu apenas uma tela decorativa, conforme imagem abaixo.

Lado Rosa
Reprodução

Em contato com a reportagem, um cliente identificado como Carlos Augusto afirmou que comprou seis telas no site da loja em novembro do ano ado, mas, após cinco meses, recebeu, na verdade, quatro cobre-leitos. “Fui até a empresa e pedi meu estorno. Caso contrário, chamaria a polícia. Então, fizeram o estorno.”

Uma consumidora comentou em uma publicação do Procon que não recebeu seu pedido após cinco meses e que sua conta foi excluída do site da empresa. “Fiz uma compra há cinco meses e até agora nada da Lado Rosa entregar o pedido ou devolver o dinheiro. E, pra completar, sumiram com nossa conta, onde estava todo o histórico de pedidos.”

No site Reclame Aqui, plataforma usada por consumidores para relatar experiências com empresas, há um total de 40.614 reclamações contra a Lado Rosa. Apenas nos últimos seis meses, foram mais de 19 mil. A nota média da empresa é de 2,5, em uma escala de 0 a 10. Já a Lado Fit acumula quase 30 mil reclamações, sendo 12 mil apenas nos últimos seis meses.

Entre as avaliações feitas no Google, uma cliente relata que comprou um cobre-leito no início de dezembro, recebendo-o apenas em fevereiro. No entanto, assim como ocorreu com outras vítimas, foram entregues produtos diferentes: uma tela decorativa e quatro capas de almofada.

Lado Rosa
Reprodução

Vale ressaltar que, além das milhares de reclamações, os comentários em publicações no Instagram das lojas foram desativados pela empresa.

TAC firmado entre Lado Rosa e MP 101b5

O Ministério Público está com um processo istrativo em aberto para acompanhar o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em agosto de 2023. Porém, mesmo com o TAC em vigor, inúmeras reclamações continuam sendo registradas.

Além disso, em maio de 2024, o Procon de Gaspar relatou, por e-mail ao MP, diversas reclamações vindas de diferentes cidades do país contra as empresas Lado Rosa e Lado Fit, principalmente por problemas relacionados à não entrega de produtos. Então, o órgão também destacou que, em 2023, realizou uma reunião com representantes da empresa para sugerir melhorias, mas as queixas permaneceram constantes. Mesmo após um ano da do TAC com o Ministério Público, não houve redução significativa no volume de reclamações, segundo o Procon.

Sobre o atraso na entrega dos produtos, em resposta ao MP e aos consumidores, a empresa argumenta com frequência que as queixas decorrem de mal-entendidos, já que muitos clientes não observam que o prazo de entrega é contado a partir do despacho da mercadoria — e não da data da compra —, sendo nesse momento também emitida a nota fiscal. Em alguns casos, o despacho chegou a demorar mais de um mês.

O MP, por meio da 29ª Promotoria de Justiça da Capital, confirmou à reportagem que as denúncias contra as empresas Lado Rosa e Lado Fit têm sido recorrentes. Atualmente, a Promotoria segue acompanhando o cumprimento do TAC. Por fim, o órgão solicita que as reclamações sejam formalizadas junto à 29ª PJ, para que todas as informações possam ser reunidas. As denúncias podem ser encaminhadas por e-mail, para o endereço: [email protected].

Polícia Civil investiga a Lado Rosa 6g3n6o

O delegado Diogo Medeiros, da Polícia Civil de Gaspar, informou que um inquérito policial está em andamento para apurar possíveis crimes envolvendo a empresa Lado Rosa. Segundo ele, o foco da investigação está nos casos em que as vítimas residem em Gaspar ou em situações que ocorreram na região. “Começou a partir das notícias de fato que chegaram, só que tem muita notícia de crime de que não é competência de Gaspar, que ocorreram em outras cidades e em outros estados. Estamos direcionando a apuração apenas para as vítimas de Gaspar, ou que ocorreram na região e estimando o prejuízo”, afirmou.

Em agosto do ano ado, o portal GZH publicou uma reportagem sobre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul estar investigando a loja gasparense. O Procon de Porto Alegre havia recebido 17 reclamações contra a empresa por não ter entregado os produtos.

Em fevereiro deste ano, a reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com a polícia gaúcha, que informou que a Lado Rosa ressarciu todos esses clientes. Com isso, os consumidores optaram por não apresentar representação criminal.

Posicionamento da Lado Rosa 474f1n

A reportagem entrou em contato com a empresa de Gaspar, que encaminhou uma nota oficial. Confira a íntegra abaixo:

A Lado Rosa se dedica a fabricar e comercializar produtos de alta qualidade, com foco total na experiência do cliente e no compromisso de oferecer sempre o melhor em decoração e conforto para o lar.

A empresa solicita que clientes que eventualmente tenham qualquer problema com seus pedidos abram um novo ticket diretamente em nosso site. Recentemente, realizamos a troca completa do nosso sistema de atendimento para melhor acompanhar a demanda crescente da marca. Todos os atendimentos são respondidos em até 48 horas úteis, com prioridade total para garantir uma solução rápida e eficaz.

Essa atualização tecnológica foi implementada com o objetivo de aprimorar nossa comunicação e reduzir os prazos de resposta e envio, especialmente em casos pontuais que representavam uma pequena parcela do total de pedidos. Seguimos em constante evolução para tornar a experiência de compra ainda mais eficiente e transparente.

Atualmente, a Lado Rosa recebe mais de 1,5 milhão de os mensais em seu site e despacha mais de 4 mil pedidos por dia para todo o Brasil. O número de reclamações que recebemos é proporcional ao alto volume de vendas da empresa. Ainda assim, seguimos firmemente compromissados em melhorar nossos processos diariamente, buscando reduzir cada vez mais essas ocorrências.

Como acionar o Procon 3e4c4y

Consumidores que desejarem registrar reclamações ou tirar dúvidas sobre empresas como a Lado Rosa podem acionar o Procon por diferentes canais. Portanto, o telefone 151 está disponível exclusivamente para esclarecimento de dúvidas. Já para formalizar denúncias, o contato pode ser feito diretamente pelo Zap Denúncia, no número (48) 3665-9057, via WhatsApp.

Leia também:

1. VÍDEO – Tentativa de assassinato de empresário em Gaspar leva à descoberta de quadrilha com atuação em SC
2. Multinacional de Blumenau anuncia evento nacional sobre tecnologia, inovação e gestão de alta performance em SP
3. Trânsito da rua 2 de Setembro, em Blumenau, terá bloqueios neste fim de semana
4. Justiça nega liminar em ação movida por vereador contra aumento da tarifa de esgoto em Blumenau
5. GALERIA – Fotógrafo premiado de Blumenau revisita mais de 185 mil fotos da carreira para lançamento de livro


Veja agora mesmo! h1n30

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0')) { var desktop_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-desktop-topo-copy').html('
' + desktop_topo + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0')) { var footer1 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-1').html('
' + footer1 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0')) { var footer2 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-2').html('
' + footer2 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0')) { var sidebar = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-main-sidebar-copy').html('
' + sidebar + '
'); } /* mobile copiar anuncios */ if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0')) { let mobileAd = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-horizontal-inferior-titulo-mobile-copy').html('
' + mobileAd + '
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0')) { var mobile_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-mobile-topo-2-copy').html('
' + mobile_topo + '
'); } window.onscroll = function() { if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0')) { var footer_mobile = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-mobile-copy').html('
' + footer_mobile + '
'); } }