GALERIA – Paróquia de Blumenau celebra 100 anos da canonização de Santa Teresinha e recebe relíquias dela e de seus pais 4l5v3u
Igreja do bairro Escola Agrícola teve missa com presença de mais de 500 fiéis 3b2ke
No último sábado, 17, a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face, situada no bairro Escola Agrícola, em Blumenau, celebrou o centenário da canonização de Santa Teresinha e a consagração da igreja e do altar, após três meses de uma obra de revitalização.
A obra foi impulsionada pelo desejo de homenagear a padroeira. Como fruto dessa renovação, a igreja recebeu relíquias de Santa Teresinha e também de seus pais, São Luís Martin e Santa Zélia Guérin, que agora são oficialmente copadroeiros da paróquia. então, a partir de agora, o templo a a ser chamado Paróquia Santa Teresinha, São Luís e Santa Zélia.
Para a comunidade católica — não somente da região, mas de todo o mundo — possuir as relíquias de três santos em uma mesma igreja é um marco. Há a possibilidade de que devotos dessa família de santos, de várias partes do mundo, visitem a igreja em razão da consagração e das relíquias.
A consagração da paróquia, que durou cerca de três horas, foi presidida pelo bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, e acompanhada por mais de 500 fiéis. “Esta bênção significa que nós dedicamos a Deus este lugar que já é santo, já é sagrado, mas que, conscientemente, quando aqui nos encontramos para celebrar a missa, matrimônios, batizados, ouvir a Palavra de Deus, sejamos todos renovados. Que deste lugar, agora consagrado, parta a bênção para todas as famílias desta paróquia”, destacou Dom Rafael.
Celebração completa 2d443p
A celebração seguiu o rito tradicional de consagração de uma igreja, com destaque para a leitura da história da comunidade, a bênção da nova cadeira da presidência, a unção do altar com o Santo Crisma, a incensação do espaço sagrado, a entronização das relíquias no altar e o acendimento das velas e luzes, que marcaram o início de uma nova fase.
Assim, a cerimônia foi cuidadosamente preparada para envolver todos os sentidos dos fiéis, com os cantos entoados pelo Coral de Santa Teresinha.
A leitura da Palavra foi precedida da bênção do novo ambão, enquanto a Ladainha de Todos os Santos antecedeu os momentos mais solenes: a unção das paredes e do altar, que se transformaram em símbolos da presença de Cristo e do povo santo de Deus. A celebração culminou com a liturgia eucarística e a inauguração de uma placa comemorativa.
Antes do término da missa, diversas pessoas foram homenageadas com a entrega de rosas — flor símbolo da santa homenageada em seu centenário —, representadas também em todo o altar por meio de pinturas realizadas por uma artista plástica.
Confira os registros: 4y6uv
Leia também:
1. Homem é preso em frente à casa da ex após enviar mensagens para ela em Blumenau
2. Chinês preso em Blumenau é extraditado por fraude fiscal de R$ 1,5 milhão na China
3. Maior simulado de desastres do Brasil: entenda alerta enviado para blumenauenses
4. TriVale Cap: Confira as apostas de Blumenau premiadas no sorteio
5. Blumenau terá nova linha de ônibus a partir desta segunda-feira; confira horários
Veja agora mesmo! h1n30
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau: