Gaspar celebra 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial com homenagens a soldados do município 14t1s
25 soldados gasparenses tiveram participação na 2ª Guerra Mundial 82n5n
Gaspar vai celebrar os “80 Anos: Dia da Vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial” nesta quinta-feira, 8, com homenagens aos expedicionários e soldados gasparenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB). A cerimônia está marcada para as 9h na praça Getúlio Vargas, em frente ao Memorial da FEB Filhos de Gaspar.
A data relembra a participação de 25 soldados gasparenses na 2ª Guerra Mundial. Destes, 15 foram enviados à Europa e 10 ficaram de prontidão, protegendo a costa de Santa Catarina. O Brasil foi o único país da América Latina a enviar tropas para combater na guerra.
O Dia da Vitória é comemorado em 8 de maio, data em que foi anunciado oficialmente o fim da guerra, em 1945, marcando uma nova fase na vida dos soldados brasileiros. Este ano, o evento chega à sua terceira edição em Gaspar.
“Recordar o ado é também fortalecer o futuro. Relembrar e homenagear esses homens que colocaram suas vidas em risco em prol do bem comum e da nossa nação, é conscientizar nossos jovens sobre a importância do civismo e da cidadania para a construção de uma sociedade melhor”, afirma o Prefeito Paulo Koerich.
A cerimônia além de homenagear e relembrar os soldados que foram a batalha, também é um momento de homenagem para os familiares, que recordam com emoção a bravura de seus entes queridos que fora à guerra, enfrentando a incerteza de um possível retorno.
Desde 2023, o evento conta com a presença de servidores, amigos, familiares e membros da comunidade. A banda do 23º Batalhão de Infantaria participará da solenidade, assim como autoridades militares e civis de Gaspar, Blumenau e região.
Trânsito 313gq
A cerimônia provocará alterações no trânsito na manhã de quinta-feira. 8. De acordo com a Superintendência de Trânsito, a rua São Pedro estará fechada das 6h até 12h devido à realização do evento.
Leia também:
1. Saiba o que estava por trás do balão que chamou atenção em Blumenau
2. Operação “Queda da Torre” contra lideranças de facção criminosa de SC faz buscas em Blumenau e Indaial
3. Vereador de Blumenau assume secretaria de articulação política do PL Jovem de Santa Catarina
4. PM desertor é preso suspeito de matar mulher no Água Verde, em Blumenau
5. Sub-16 da Apan é campeão brasileiro de Interclubes invicto
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: