Pesquisadora de Blumenau lançará livro sobre os 40 anos da Oktoberfest 571w4s
Lançamento deve ocorrer em julho e terá inúmeras fotos que retratam a criação da principal festa de Blumenau 4w6747
A arquiteta e escritora de Blumenau, Angelina Wittmann, lançará um livro para retratar a história dos 40 anos de Oktoberfest Blumenau. A obra, intitulada Oktoberfest Blumenau 40 anos – palco de um resgate cultural e que tem data de lançamento prevista para julho, traz detalhes da primeira edição da festa, a organização, os anos seguintes e o crescimento do evento no decorrer dos anos.
Angelina conta que a ideia para criar o livro surgiu há 15 anos, quando ouviu histórias que não apresentavam todos os detalhes sobre a origem da festa. Ela diz que o nome da pessoa que teve a ideia da Oktoberfest era ocultado nas histórias: Antônio Pedro Pereira Nunes. Ele foi secretário de Turismo no governo do ex-prefeito Dalto dos Reis.
“O Antônio era de outro partido, houve conflitos dentro do partido do prefeito que não queria ele, mas o Dalto achava que ele, por ser o proprietário da primeira agência de turismo de Santa Catarina e viajar continuamente à Alemanha, poderia resgatar as festas que ele fez na campanha política dele, que era aquela festa com o perfil da festa do chope”, cita a autora.

Livro sobre 40 anos da Oktoberfest Blumenau 225m4w
Com isso em mente, a pesquisadora decidiu homenagear Antônio e iniciou as pesquisas sobre o surgimento da festa. Segundo ela, a festa foi criada em 1983, mas foi adiada devido à grande enchente que afetou o município e a região naquele ano. No ano seguinte, a istração municipal retomou a ideia da festa, mas novamente uma enchente afetou a região, deixando centenas de casas alagadas, com estragos por toda a cidade e até vítimas fatais.
A ideia da festa seria arquivada novamente, mas Antônio decidiu convencer a gestão a realizar o evento em 1984. Ele temia que com a espera de mais um ano o projeto não seria mais interessante e cairia no esquecimento. Com o município se reconstruindo após a enchente, três meses depois Blumenau realizou a primeira edição da Oktoberfest.
“Foram lançados livros que mal mencionavam a coragem desse homem, que foi muito questionado, na época, sobre por que quis realizar a festa”, cita.

Para contar mais detalhes sobre a ideia de Antônio, Angelina entrevistou a viúva do ex-secretário de Turismo, Marga Holzmann Nunes. O livro é dividido em quatro partes, sendo que o primeiro capítulo trata dos preparativos e a primeira festa; o segundo conta sobre as edições seguintes do evento; o terceiro aborda a gastronomia da festa com recortes de jornais da época; e o último capítulo trata sobre o impacto da pandemia na festa, que foi cancelada por dois anos, e o evento pós-pandemia.
Além da importância de Antônio na história da festa, o livro de Angelina também retrata os detalhes da primeira banda a se apresentar na festa: Musikverein Haubersbronn e os outros pontos como os impactos do abandono da língua alemã pelos descendentes dos imigrantes.

Viagem para Alemanha 4e5r56
A pesquisadora está viajando na Alemanha neste mês para conversar com alguns dos grupos que se apresentaram na festa de Blumenau, como Deggendorfer Stadlmusikanten – que se apresentou seis vezes no evento; Die Scherzachtaler e Winzerkapelle Rödelsee – que se apresentou oito vezes em Blumenau. Ela também aproveita a oportunidade para fazer algumas imagens que serão usadas no livro.
O lançamento está programado para ocorrer no dia 24 de julho, durante a semana da Imigração. A obra estará à venda nas principais livrarias de Blumenau.
Na Alemanha, Angelina também se colocou à disposição para representar Blumenau e entrega alguns canecos de chope da Oktoberfest Blumenau. O pedido foi aceito por Guilherme Benno Guenther, presidente do Parque Vila Germânica.

Leia também:
1. VÍDEO – “Dinossauro” navega pelo rio Itajaí-Açu, em Blumenau, e anuncia Dia Livre de Impostos; veja imagens
2. Trabalhadores dos Correios iniciam paralisação nesta terça-feira em SC
3. MP-SC apura denúncia de suposto pagamento de auxílio-alimentação em duplicidade para servidores da Furb
4. Caso Tiu França: Polícia Federal conclui investigação sobre atentado em frente ao STF, em Brasília
5. Blumenau assina carta de intenção para ser cidade irmã de Colônia, na Alemanha
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: