Entrar
Bem-vindo!Faça na sua conta
Assine
Recuperação de senha
Recupere sua senha

Hospitais de Blumenau estão com leitos de UTI adulto 100% ocupados 4c3g3v

Em meio ao crescimento dos casos de doenças respiratórias, estado reforça a importância da vacinação contra a influenza 3y6c4c

A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto nos hospitais de Blumenau está em 100% da capacidade, conforme apontam os dados do Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde de Santa Catarina (Cieges-SC). Tanto os leitos de UTI adulto do Hospital Santo Antônio quanto os do Hospital Santa Isabel estão todos ocupados.

Conforme os dados do site do Cieges, na manhã desta terça-feira, 13, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto no Vale do Itajaí era de 100%. A situação também se repete nas demais macrorregiões do estado, como a Grande Florianópolis, com 98,7%; o Planalto Norte e Nordeste com 98,6%; Sul com 93,9%; o Grande Oeste com 97,1% e a Foz do Itajaí e a Serra Catarinense que também estão com 100% da ocupação. Apenas o Meio Oeste apresenta a menor taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto, com 87,5%.

Ocupação dos leitos de UTI 335p1m

Com a queda das temperaturas, é comum o aumento de casos de doenças respiratórias. Dados do Cieges apontam que, em 2025 — até o começo de maio, Blumenau já registrou 154 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), sendo que destes 51 precisaram ser hospitalizados na UTI e dez foram a óbito. O número de casos é menor em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram registrados 502 casos.

Apesar de alguns casos terem sido hospitalizados na UTI, as estruturas também comportam pacientes recém-operados, casos clínicos graves, entre outros.

Conforme nota enviada pelo Hospital Santo Antônio, no momento, a ocupação dos 20 leitos de UTI adulto está com 14 casos cirúrgicos, sendo a maioria oncológicos, três casos respiratórios e três casos clínicos diversos.

Por ser referência regional em Oncologia para adultos, o Hospital Santo Antônio atende 14 municípios pactuados, além de ser referência em Gestação de Alto Risco. O hospital frisa que acolhe pacientes com perfis clínicos de maior complexidade, o que naturalmente impacta a ocupação dos leitos de UTI.

Outro ponto citado na nota é que boa parte dos casos cirúrgicos são procedimentos eletivos agendados, conforme a fila cirúrgica do Estado. “Isso nos permite uma programação cirúrgica organizada e previsível, respeitando a prioridade clínica dos pacientes e a complexidade dos casos”, diz.

“A instituição monitora continuamente a situação dos leitos e mantém diálogo constante com a Secretaria Municipal e Estadual de Saúde para viabilizar medidas para garantir a continuidade do atendimento com segurança e qualidade”, diz a instituição em nota.

Reprodução

A reportagem também procurou o Hospital Santa Isabel, que, em nota, informou que é referência em alta complexidade e possui alta demanda para tratamento intensivo. No último mês, a instituição enfrentou a lotação de UTI quase diariamente. De acordo com o hospital, os leitos SUS estão com lotação acima de 100%, além dos pacientes que aguardam leitos de UTI internados nas enfermarias e Pronto Socorro.

O hospital diz que por ser referência para alta complexidade, urgências e emergências tem ocupação dos leitos de UTI predominantemente por casos caracterizados como urgências e emergências cardiovasculares, neurológicas, traumas e cirurgias de transplante. Ainda afirma que no momento não é possível afirmar que a ocupação de 100% dos leitos tem relação com o aumento de casos de doenças respiratórias.

“O Hospital Santa Isabel vem adotando a prática de transferência externa regulada, com o apoio das centrais regional e estadual de regulação de leitos, nas situações de máxima ocupação dos leitos de UTI”, diz em nota. Destaca ainda que segue os critérios de prioridade para leitos de UTI estabelecidos pela Resolução 2.156/2016 do Conselho Federal de Medicina.

Estado monitora situação com hospitais 385b3j

A reportagem do jornal O Município Blumenau procurou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) que informou, por meio de nota, que “está avaliando junto aos hospitais a relação entre a taxa de ocupação de UTIs adulto no estado e as doenças respiratórias”. Até o momento, Florianópolis e Itajaí já decretaram situação de emergência após registrarem aumento de casos de doenças respiratórias.

O governo do estado afirma que desde sábado, 10, a vacina contra a influenza está liberada para toda população. “A vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil e previne os casos graves das doenças respiratórias”, reforça a Secretaria de Estado da Saúde em nota.

A pasta enfatiza que Santa Catarina “foi o estado que mais expandiu a rede SUS de leitos de UTI nos últimos anos”, sendo abertos 264 novos leitos de terapia intensiva, entre adultos e infantis, desde 2023. Também destaca que há previsão de abertura de outros 30 leitos de UTI no Vale do Itajaí, no Norte e na Foz do Rio Itajaí.

“Os hospitais da SES são referência em alta complexidade e operam com uma taxa de ocupação historicamente elevada, acima de 80%, devido à demanda por procedimentos especializados e atendimentos emergenciais. As cirurgias eletivas e emergenciais, muitas vezes, demandam internação em UTI no pós-operatório, contribuindo para a taxa de ocupação”, diz.

Por fim, a nota afirma que a Secretaria de Estado da Saúde está monitorando a situação epidemiológica e a ocupação hospitalar.

Confira na íntegra a nota do governo do estado 3p115e

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está avaliando junto aos hospitais a relação entre a taxa de ocupação de UTIs adulto no estado e as doenças respiratórias. É importante reforçar que a vacina contra a gripe está disponível em Santa Catarina desde o dia 7 de abril, para os grupos prioritários, que inclui entre eles crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto. E a partir de sábado, dia 10 de maio, estará à disposição de toda a população. A vacina protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil e previne os casos graves das doenças respiratórias.

Santa Catarina foi o estado que mais expandiu a rede SUS de leitos de UTI nos últimos anos. Desde 2023, já foram abertos 264 novos leitos de terapia intensiva, entre adultos e infantis, distribuídos em diversas regiões. Outros 30 leitos estão previstos para abrir em breve no Vale do Itajaí, no Norte e na Foz do Rio Itajaí.

Os hospitais da SES são referência em alta complexidade e operam com uma taxa de ocupação historicamente elevada, acima de 80%, devido à demanda por procedimentos especializados e atendimentos emergenciais. As cirurgias eletivas e emergenciais, muitas vezes, demandam internação em UTI no pós-operatório, contribuindo para a taxa de ocupação.

A Secretaria reforça que o sistema de saúde catarinense funciona em rede, garantindo assistência a todos os cidadãos. Caso não haja vagas em um hospital, a Regulação busca leitos em outras unidades, inicialmente na mesma região e, se necessário, em outras localidades ou na rede privada.

Ressalta-se que na tarde desta sexta-feira, 9 de maio, o de Leitos de UTI indica que há, no Estado, 126 leitos de UTI disponíveis, sendo 36 adultos, 40 neonatais e 50 pediátricos. A média geral de ocupação dos leitos é de 91,3%. Vale ressaltar que esses números estão sujeitos a variações constantes.

A SES continua monitorando a situação epidemiológica e a ocupação hospitalar, especialmente com a aproximação do período de sazonalidade de vírus respiratórios, e mantém seus investimentos para ampliar e qualificar a rede de saúde no estado.

Conforme dados do CIEGES, o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no ano de 2025 é menor em comparação ao mesmo período de 2024.

Leia também:
1. Toca da Onça: da possível última onça-pintada de Blumenau aos ataques recentes no Brasil

2. Paratleta tetraplégico de Blumenau viraliza no TikTok ao mostrar rotina de superação: “Quero mostrar que é possível”
3. O que se sabe sobre o prolongamento da Via Expressa em Blumenau
4. CNH gratuita: governo de SC oferece mais de 700 vagas para Blumenau; saiba como se inscrever
5. Preço do gás de cozinha deve aumentar nos próximos dias em Santa Catarina


Veja agora mesmo! h1n30

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0')) { var desktop_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_home_horizontal_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-desktop-topo-copy').html('
' + desktop_topo + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0')) { var footer1 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_2_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-1').html('
' + footer1 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0')) { var footer2 = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_quadrado_inferior_1_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-copy-2').html('
' + footer2 + '
'); } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0')) { var sidebar = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_vertical_direita_grande_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-main-sidebar-copy').html('
' + sidebar + '
'); } /* mobile copiar anuncios */ if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0')) { let mobileAd = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_horizontal_inferior_titulo_mobile_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-horizontal-inferior-titulo-mobile-copy').html('
' + mobileAd + '
') } if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0')) { var mobile_topo = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-mobile-topo-2-copy').html('
' + mobile_topo + '
'); } window.onscroll = function() { if (document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0')) { var footer_mobile = document.getElementById('google_ads_iframe_/21662557499/blumenau_banner_lateral_inferior_0').contentWindow.document.body.innerHTML; jQuery('.ad-footer-mobile-copy').html('
' + footer_mobile + '
'); } }