Maior simulado de desastres do Brasil: entenda alerta enviado para blumenauenses 5m5tt
Ação ocorre em 256 municípios catarinenses e envolve cerca de 250 mil pessoas 1e393y
Na manhã deste domingo, 18, um alerta de simulado da Defesa Civil de Santa Catarina foi emitido para todos os catarinenses. O órgão está realizando o maior Simulado de Desastres já coordenado no Brasil. A ação ocorre em 256 municípios catarinenses e envolve cerca de 250 mil pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias, voluntários e profissionais das esferas municipal, estadual e federal.
Blumenau, porém, não está participando do simulado. A Defesa Civil do município realizará a ação no dia 5 de julho. A região escolhida para sediar a capacitação das equipes foi o bairro Nova Esperança, localidade afetada pela catástrofe de 2008.
Os preparativos do simulado já estão em curso, inclusive com a visita juntamente dos integrantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) aos locais selecionados.
O simulado foi previsto para ocorrer dentro da programação Julho Laranja, que por lei é instituído como o mês da Defesa Civil, quando ocorre uma série de ações alusivas à prevenção e a cultura de percepção de risco.
Conforme a Defesa Civil, o simulado é uma forma de preparar a população para o enfrentamento aos desastres. “É crucial que as equipes de resposta e de acolhimento estejam alinhadas e cientes do papel em eventos reais. Para isso, nada melhor do que um simulado, para figurar um cenário possível do que possa acontecer em uma eventual tragédia”, explica o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina.
Para o simulado de julho deste ano, a Escola Estadual Básica Hermann Hamann foi selecionada como o ponto de concentração e de abrigo. O cenário criado para o treinamento será um de um volume de chuva superior a 150mm, causando inúmeros deslizamentos de grande proporções, incluindo soterramentos e vítimas.
As áreas mapeadas pela Defesa Civil ficarão no perímetro entre as ruas Júlio Michel, Nésio Antunes da Silva, Henrique Reif e transversais.
A operação contará com cerca de 18 entidades, entre Bombeiros, Exército, polícias Militar e Científica e Samu, além de várias secretarias municipais e outras unidades de apoio como Jeep Clube e de radioamadores.
Maior simulado de desastres do Brasil h836
O 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres segue até as 17h, com atividades que incluem evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária e ações educativas de prevenção.
Coordenado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) e executado pelos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs) nos municípios, o simulado conta com o apoio das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, polícias, universidades, secretarias municipais e entidades parceiras, como o Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e Portonave.
Além de treinar equipes e orientar a população, o exercício serve como um ensaio realista para situações de emergência, permitindo revisar planos de contingência, testar sistemas de alerta e fortalecer a coordenação entre as instituições.