Maioria dos moradores de rua de Blumenau não são da cidade; confira os dados 4o1e50
Apenas 27% das pessoas em situação de rua são blumenauenses 6s314o
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau (Semudes) revelou que a maior parte das pessoas em situação de rua atendidas na cidade é oriunda de outros municípios e estados. Pouco mais de um quarto dos moradores de rua são naturais de Blumenau.
Com base nos dados do Cadastro Único (CadÚnico) de 2024, encaminhados à reportagem de O Município Blumenau, 462 pessoas em situação de rua são blumenauenses, enquanto 496 vieram de outras cidades catarinenses, 701 de outros estados e 51 são estrangeiros.
Moradores de rua de O Município Blumenau
Somente em 2024, o Centro POP e o Serviço de Abordagem Social realizaram 10.590 atendimentos, envolvendo 1.710 pessoas em situação de rua diferentes. Destas, aproximadamente 800 foram encaminhadas para retornar aos municípios de origem, por meio do benefício de agem ou com apoio de familiares.
Questionada sobre os motivos que levam essas pessoas à situação de rua, a Semudes ressalta que se trata de um “fenômeno complexo”, resultado de diversos fatores, como desemprego, dependência química, alcoolismo, conflitos familiares e perda de moradia. “Mas é importante apontar que, muitas vezes, o motivo é uma junção desses fatores, gerando o distanciamento do convívio familiar e comunitário”, informa a pasta.
A secretaria também observa um aumento no fluxo migratório desse público, que antes se concentrava em cidades litorâneas e grandes centros urbanos, mas agora tem se deslocado para cidades de médio porte, como Blumenau. “Outra mudança que percebemos em Blumenau é que aumentou a incidência em bairros mais distantes do Centro da cidade”, acrescenta.
Moradores de rua recebem Bolsa Família? 425i30
Recentemente, durante uma sessão na Câmara de Vereadores, o vereador Almir Vieira (PP) criticou o suposto ree do Bolsa Família a moradores de rua, alegando que os recursos deveriam ser destinados a casas de apoio voltadas à recuperação dessas pessoas. Questionada sobre o assunto, a Semudes esclareceu que a gestão do Bolsa Família é de responsabilidade do governo federal, e que o município apenas realiza a inserção e atualização dos dados no CadÚnico.
“A equipe responsável pelo Cadastro Único recebe todos os meses uma listagem de pessoas cadastradas para verificação e, até o momento, não há registro de pessoas em situação de rua nessa lista. Isso porque a maioria dos requisitos para o ao Bolsa Família não se enquadra no perfil delas”, explicou a secretaria.
A Semudes ressalta ainda que o município oferece benefícios próprios voltados à população em situação de rua, como auxílio para retorno à cidade de origem, alimentação e moradia. “Esses benefícios podem ser ados por meio do Centro POP e das unidades de abrigo e casa de agem, mediante atendimento e avaliação da equipe técnica”, conclui.
Leia também:
1. Saiba o que estava por trás do balão que chamou atenção em Blumenau
2. Operação “Queda da Torre” contra lideranças de facção criminosa de SC faz buscas em Blumenau e Indaial
3. Vereador de Blumenau assume secretaria de articulação política do PL Jovem de Santa Catarina
4. PM desertor é preso suspeito de matar mulher no Água Verde, em Blumenau
5. Sub-16 da Apan é campeão brasileiro de Interclubes invicto
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: