Museu de Arte de Blumenau abre nova temporada com lançamentos de documentário e livros; veja a programação 54v31
2ª mostra do ano terá artistas de três estados diferentes 73365e
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abre na quinta-feira, 8, para a segunda Temporada de Exposições do ano, na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais. Às 19h os espectadores poderão conversar com os artistas para sanar suas dúvidas, e as 20h o museu abrirá para o evento. Neste horário, também será lançado o curta-metragem “Museu de Arte de Blumenau: 20 Anos de Narrativas”, documentário que conta a história do museu, que fez 20 anos de existência em 2024.
Com roteiro de Arian Grasmuk; captação, edição e direção de Will Del Souza; e produção geral de Deda Silveira; o curta-metragem conta com entrevistados que colaboraram com a implantação e criação dessas narrativas ao longo desses anos, como: Guido Heuer, Noemi Kellermann, Pita Camargo, Mia Ávila, Marlene Hüskes, Carla Carvalho, Sylvio Zimmermann, Sueli Petry, entre outros.
A primeira exibição terá entrada gratuita e aberta ao público. Tanto a ação quanto o minidocumentário contam com tradução em Libras.
“Um dos objetivos do projeto é contar parte da história do Museu de Arte de Blumenau, desde sua criação até o presente momento. Com roteiro desenhado a partir do olhar e da memória afetiva de alguns artistas e agentes culturais, que impulsionaram a sua fundação e que foram atravessados por esse movimento, o documentário reafirma a importância do MAB para a cidade e projeta desejos futuros de que este importante equipamento receba investimentos estruturais e de programação, que estejam cada vez mais em consonância com a sua dimensão cultural, dialógica e formativa”, declara a produtora geral do projeto, Deda Silveira.

O Projeto Museu de Arte de Blumenau: 20 Anos de Narrativas é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo Edital 5/2024, em Blumenau. Como contrapartida social, o mini-documentário será exibido em escolas da rede pública de ensino de Blumenau, em ações seguidas de mediação da obra. O projeto ainda prevê a disponibilização gratuita do curta-metragem pelo canal do YouTube a partir do dia 30 de maio.
MAB terá lançamento de livros h51
A 2º Temporada de Exposições do ano no MAB reunirá artistas de Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. A programação contará com a tradicional conversa com os artistas, expositores e curadores, apresentação musical. Além do lançamento dos livros “Luke, o menino que adorava ventiladores” e “Espelho (2ª edição)”, da autora Lilia Monteiro.
“Ao abrir a temporada do MAB, promovemos mais uma forma de diálogo entre a cidade e a arte. Recebemos com muito orgulho todos os artistas que expõem em nossas galerias. É sempre muito inspirador, um momento de partilha artística e de celebração da potência criadora que faz com que Blumenau seja reconhecida por sua cultura”, afirmou, o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.
Noite multicultural, três estados 362t26
Na noite multicultural, o público poderá conversar com os artistas, expositores e curadores. Santa Catarina estará representada pelos artistas Elis Nogueira, Jana Garcia, Marcela Schmidt e Luiz Gustavo Corrêa. E Minas Gerais será representado por Maria Amélia Fonseca e Monica Mendes, do coletivo Sacred. Representando o Paraná as artistas Cássia Luzi Vàz e Marinice Costa.
“Nossa curadoria reuniu obras incríveis que se interligam por um fio de memórias, referências e reverências. O percurso pelas salas expositivas será um convite a olhar além da obra, a fazer uma imersão dentro de si”, ressalta gerente do Museu de Arte de Blumenau, Mia Ávila.
Visitação acontecerá até 22 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h onde visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (3381 6176). A classificação indicativa será livre e terá entrada gratuita.
O que ver: q1t15
As exposições estarão separadas da seguinte forma:
- Sala Roy Kellermann: A Luz da Pandemia, de Marcela Schmidt
- Galeria do Papel: Abstinência, de Luiz Gustavo Corrêa
- Sala Pedro Dantas: Deserto do Futuro, de Cassia Luzi Vàz
- Sala Elke Hering: Mátrias Matrizes: memórias do coração, de Elis Teixeira e Jana Garcia
- Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: O Despertar da Liberdade Feminina, do Coletivo Sacred: e Retalhos, reflexão de uma artista, de Marinice Costa
Leia também:
1. Adolescente é detido com crack no Ponta Aguda, em Blumenau
2. Moraes concede prisão domiciliar para ex-presidente Fernando Collor
3. Marido bêbado é suspeito de ameaçar esposa e filha em Blumenau; saiba detalhes
4. PMRv socorre homem que sofreu grave acidente de trabalho em Blumenau
5. Casal acusado de homicídio em Blumenau é preso<
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: