Pet Levado a Sério: SC lança o maior programa estadual de castração animal do Brasil 681c4z
Programa prevê a realização de 90 mil castrações entre 2025 e 2026 43e1p
O governador Jorginho Mello lançou nesta quarta-feira, 30, o maior programa estadual de castração animal já realizado no Brasil. O Pet Levado a Sério, é uma política pública estruturada por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE).
O objetivo é promover o bem-estar animal, com foco no controle populacional por meio da castração e microchipagem de cães e gatos, além de ações educativas e de capacitação de gestores municipais.
Com investimento total de R$ 18 milhões, o programa beneficiará 281 municípios com até 100 mil habitantes, o que representa 95% do território catarinense, e prevê a realização de 90 mil castrações entre 2025 e 2026.
Os recursos serão reados diretamente aos municípios por meio de convênio simplificado, com valores proporcionais à população, seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Nós entendemos, além de ser uma coisa muito boa é um programa inédito, eu nunca vi governo nenhum fazer um programa com essa envergadura, com esse tamanho e com esse investimento. Castração é cuidado, é proteção e também é política pública de segurança e saúde. O Pet Levado a Sério marca uma nova fase da causa animal em Santa Catarina”, destacou o governador Jorginho Mello.
Como os municípios podem participar 636x6x
O edital do programa será publicado nos próximos dias no site da SEMAE. Após a publicação, os municípios terão 60 dias para se inscrever, apresentando um Termo de Compromisso assinado, a descrição da coordenação técnica e o projeto a ser executado.
As istrações municipais contempladas com os recursos também contarão com capacitação técnica de seus gestores, para garantir que as ações de castração sejam planejadas e executadas de forma eficaz e ética.
Além do controle populacional, o programa atua em frentes como:
- Promoção da educação para guarda responsável;
- Prevenção de maus-tratos e abandono;
- Capacitação de agentes públicos;
- Fortalecimento da interface entre o bem-estar animal e a saúde pública.
Leia também:
1. VÍDEO – “Dinossauro” navega pelo rio Itajaí-Açu, em Blumenau, e anuncia Dia Livre de Impostos; veja imagens
2. Trabalhadores dos Correios iniciam paralisação nesta terça-feira em SC
3. MP-SC apura denúncia de suposto pagamento de auxílio-alimentação em duplicidade para servidores da Furb
4. Caso Tiu França: Polícia Federal conclui investigação sobre atentado em frente ao STF, em Brasília
5. Blumenau assina carta de intenção para ser cidade irmã de Colônia, na Alemanha
Veja agora mesmo! h1n30
Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento: