Concurso público nacional unificado de 2025 deve ter 3 mil vagas e duas novas carreiras 1w112b
Ministra Esther Dweck aponta que inscrições iniciam em junho 5b5v1a
O próximo concurso Público Nacional Unificado (CNU) estima a possibilidade da abertura de 3 mil vagas de emprego, além da apresentação de duas novas carreiras. O início das inscrições está previsto para o mês de junho.
As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 23, pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. O início das convocações está previsto para maio, incluindo a abertura de um novo processo seletivo para quem já ocupa cargos.

Conforme a ministra, a preparação da seleção das empresas, candidatas a participar da banca de avaliações, está realizada. Esther informa que as informações serão publicadas no próximo edital.
Duas novas carreiras 2di1
Duas novas carreiras são as novidades do próximo CNU. Esse processo é dividido em vagas de áreas de defesa e segurança pública, além das relacionadas ao campo do desenvolvimento socioeconômico.

“São duas carreiras muito importantes, que complementam as carreiras de política social, de analista de infraestrutura e de analista de tecnologia da informação”, explica Esther Dweck.
Além disso, a ministra aponta que o valor dos salários iniciais serão entre R$ 9 mil a R$ 21 mil. Outras carreiras, segundo ela, já tiveram autorizações nas áreas de saúde e istração.
Cargos ocupados após Concurso Público Nacional 54q29
Baseado em dados de Esther Dweck, nesta quinta-feira, 24, houve mais um o para a contratação das pessoas que aram no último concurso em cargos que não requeriam curso de formação.

“São cerca de 4,3 mil pessoas que a gente vai publicar a autorização de provimento para que elas possam ingressar no serviço público brasileiro nas próximas semanas, de preferência”, afirmou.
Início das convocações em maio 4a2a8
Segundo previsão anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os candidatos aprovados na primeira edição do CNU devem começar a ser convocados em maio. A informação fornecida pelo ministério foi divulgada após a confirmação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A expectativa envolve cargos de nível médio e superior que não exigem curso de formação. Essas são as nomeações que serão autorizadas pelo MGI, por meio de uma portaria unificada.

A partir da autorização, será fornecido pelos 16 órgãos e entidades federais participantes do certame — evento ou concurso público que reúne e expõe produtos artísticos ou industriais, com ou sem premiação — que deverão publicar atos de nomeação para dar posse aos aprovados. Confira, os órgãos responsáveis pelas convocações são:
- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI);
- Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic);
- Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa);
- Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra);
- Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
- Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep);
- Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI);
- Ministério da Saúde (MS);
- Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP);
- Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc);
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
- Advocacia-Geral da União (AGU);
- Ministério dos Povos Indígenas (MPI);
- Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO);
- Ministério da Cultura (MinC).
Leia também:
1. GALERIA – BEC inicia treinamentos para a disputa da Série B do Catarinense
2. Apae Blumenau busca voluntários para participar do tradicional pedágio; saiba como se inscrever
3. “Estágio de Ajuda Humanitária”: Batalhão do Exército de Blumenau recebe capacitação para atuar em casos de desastres naturais
4. Justiça Federal arquiva processo contra empresário blumenauense preso em 2018
5. WEG e Senior anunciam primeiro robô com IA e tecnologia 100% brasileira que otimiza processos logísticos
Veja agora mesmo! h1n30
Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições: